quarta-feira, 5 de outubro de 2011

AXL ROSE FEZ BONITO, MUITO BONITO!

Em um Rock In Rio confuso em musicalidade, quem tem Axl Rose é Rei. Foi com o coração, ouvidos, guarda-chuva e visceras abertas que aguardei o Guns n`Roses abrir as cortinas do último dia do Festival. Nada precisa me provar Axl. Nada. Nem ao mundo. Quando eram tempos neandertais, William Bruce Bailey (Axl Rose) já se era. Então, não esperem afinetadas para quem consegue ser Axl. Me chama atenção a generosidade e a humildade em alguém com tanto nome como o Dele. É sultil perceber isso, mas, ver ele doando o palco (que é Dele), pros novos integrantes fazerem seu nome é comovedor. Por vezes o instrumental tomou conta do show, com solos de guitarras, bateria e piano. Diz Axl: "É a vez de vocês, guys! Eu já sou eu!" O extremismo de sentimentos é a marca. A ternura e a agressividade. As armas e as rosas. É tudo muito bonito, Vi um show em que o público, de bom senso, acalentou e botou seu ídolo no colo, não se importando com o peso e nem afinação. Comovente também o amor que ele tem por Beta. Amiga, tradutora, guru e oráculo tupiniquim. Axl deu tudo de si pro Brasil. Gratidão, Brasil, Gratidão! Não me importa se November Rain ele não tenha cantado inteira. Estou cansado de ouvi-la toda. O que me importa é ter visto lacrimejar os olhos de um Rei em KNOCKIN' ON HEAVEN'S DOOR. O que me importa foi ouvir uma bela canção chamada Street Of Dreams, e ver que ele pode perder a voz, mas sensibilidade nunca perederá. Nunca. Vamos esquecer o Slash. A busca pelo Slash sagrado já duram pra lá de 14 anos. O que tem pra hoje é DJ Ashba e o Bin Laden de Los Angeles. E até guitarra foi quebrada no palco. Vi aquela atitude como: "Esse é o Guns n`Roses que temos, somos Rock n`Roll, temos Axl Rose, estamos botando pra foder, vocês querem mais o quê?!" E a soma dos 3 guitarristas dão mais que 2 Slashs (Na minha visão de músico e "matemático"). É tudo bonito, muito bonito. É tudo bonito, muito bonito. Chuva, chuva, chuva, muita chuva. Guns até de baixo d`água. Meu nome é gratidão.

Galera que estiver lendo, peço pra postar os COMENTÁRIOS AQUI. Que tem gente postando os comentários no meu facebook, tudo é válido, mas prefiro que seja por aqui
Valeu, Rapaziada!!!

Por Renan Rodrigues.

26 comentários:

  1. É tudo que eu pensei sobre o show e não consegui expressar com palavras. Renan, vc seria meu acessor pra assuntos comunicativos? Muito bom, cara! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Bommmmmmmm....
    Comentar o quê seu lyndo?
    Você disse tudo! Então mais alguma coisa é 'chover no molhado'!!!
    Só quero salientar que envelhecer, engordar ou emagrecer, despencar, perder o tom, da pele, da voz, dos ouvidos, todos iremos um dia, eu já to no processo...hehehe
    Mas o que ele cultivou/conquistou/aprendeu, todos estes anos(espiritualmente falando)não se perde...A sensibilidade, emoção a flor da pele, respeito ao próximo, generosidade,amor a carreira, simplicidade e humildade pra 'aceitar' que tudo é efêmero, ele tem de sobra e pra doar aos que nada sabem, e até fora dos palco se creem os astros.
    Renan vc me supreende todos os dias com tamanho conhecimento/sabedoria e simplicidade!

    ResponderExcluir
  3. Bommmmmmmm....
    Comentar o quê seu lyndo?
    Você disse tudo! Então mais alguma coisa é 'chover no molhado'!!!
    Só quero salientar que envelhecer, engordar ou emagrecer, despencar, perder o tom, da pele, da voz, dos ouvidos, todos iremos um dia, eu já to no processo...hehehe
    Mas o que ele cultivou/conquistou/aprendeu, todos estes anos(espiritualmente falando)não se perde...A sensibilidade, emoção a flor da pele, respeito ao próximo, generosidade,amor a carreira, simplicidade e humildade pra 'aceitar' que tudo é efêmero, ele tem de sobra e pra doar aos que nada sabem, e até fora dos palcos se creem os astros.
    Renan vc me supreende todos os dias com tamanho conhecimento/sabedoria e simplicidade!

    ResponderExcluir
  4. PESSOAL QUE ESTIVER LENDO, Leiam e comentem aqui e não no Facebook...rsrs

    ResponderExcluir
  5. Achei muito bom. Idéias com nexo e muito bem desenvolvidas.

    ResponderExcluir
  6. Renanzito, curti o texto. Não sou um profundo conhecedor da obra do Guns, nem mesmo da personalidade do Axl... nada além do que diz a mídia comum, sabe? Mas, pra minha felicidade, valeu a pena esperar pelo show do GNR na TV (sem chuva, hahaha). Depois de ouvir tanta esporreira nonsense de outros nomes cultuados no Rock in Rio, foi uma alegria voltar a ouvir riffs de guitarras bem feitos, melodias, enfim, música de boa qualidade! O Axl tá fora de forma? O show poderia ter sido melhor? Verdade, mas, ainda assim, não me decepcionei. Me senti até estimulado a procurar pelo álbum Chinese Democracy. Resta saber se o estrago causado pela vida de "loucuras" pode ainda ser consertado, e a gente possa voltar a ouvir o Axl melhor um dia desses. Stevie Wonder provou que a idade não é problema, e sim uma vida de mais respeito consigo mesmo. Fico na torcida =D

    Roger Lobato

    ResponderExcluir
  7. Exatamente, Roger! Vc falou tudo. A qualidade musical nunca vai perder. Porém os excessos um dia são cobrados pelo corpo!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o post do Roger. A música deles é de verdade, sincera. O show foi bom sim!

    Fausto F.

    ResponderExcluir
  9. COMPLETAMENTE JUSTO ESSE TEXTO. UMA VISÃO SENSATA DEMAIS! GOSTEI!

    ResponderExcluir
  10. Maravilha!! É por ai mesmo, Renan! Concordo com cada linha!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o0 texto. Vc é muito sensato.
    Concordo tanto que postei no meu perfil!

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Dhara!! Sejamos novos amigos de Facebook, então! Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Renan, Axl Rose sempre será Axl! Vc tá certo!
    Júlia Pedrosa

    ResponderExcluir
  14. O RIR "polêmico", se faz valer a pena por essas e outras, crônicas e cronistas, poemas e poetas, músicas e músicos presentes naquele festival. Festival de gente, de egos, mas é gente como você que tem ouvido e alma que faz "O polêmico" valer a pena...

    Cleiton Cardoso

    ResponderExcluir
  15. Cleiton, meu caro, sinceros agradecimentos!! Fico bastante feliz que vc está curtindo! Um abraço!!

    ResponderExcluir
  16. PARABÈNS MAN... FINALMENTE.
    Achei que só eu tinha me emocionado daquele jeito com o show dos caras. Estive em 2001 no Rock in Rio 3, primeira e única vez que vi o Guns ao vivo. O papo já era o mesmo... "Ah, mas o Axl ta gordo, sem voz" e não vi isso, achei massa. A diferença é que todos esperam a sonoridade dos CDS e não é possível. Até porque AXL é (era) uma aberração da natureza com toda aquela potência de agudo. Humanos normais não são dados aquilo. Hoje em dia ele está ( em padrões técnicos) igual ao dos melhores vocalistas analisando pura e simplismente a tecnica vocal e potência. Mas rola a questão citada... o nome, um humano que mesmo antes de morrer (fugindo da régra basica) virou um MITO! Uma lenda vida do Rock. E ver esse "dinossauro" berrando forte ainda é no minimo enternessedor. É colocar no colo mesmo quanto platéia e retribuir oque vivemos em sentimentos a cada música do Guns. Slash pra mim é Deus ainda. Mas está em seu altar e não cai, então não precisamos mais olhar com desdém quem sobe ao palco ao lado de AXL, olhemos com a admiração de saber que está ali ao seu lado, tocando os clássicos e as "novas" um cara muito foda, muito fera... Imaginem só. Caras escolhidos por AXL Rose...isso não basta? Não seria um "certificado de qualidade" pra quem se liga em pessoas nas bandas como peças de um todo Bom, ficar chovendo no molhado aqui é osso. Mas tô feliz de ter lido esse post e compartilho de tudo que foi dito ai em 100% (Alias... Menos um pouco por achar que não dá pra substituir Slash nem com 5 guitarras justamente pelo que nos faz amar o Senhor AXL e seu trabalho... que é o nome, a aura a mistica) Mas falo apenas nessa questão... De saciar a vontade de ídolos que temos. No mais é bola pra frente. E fico feliz de ver AXL fazendo isso. Foda-se às críticas e criticos. Ele continua retribuindo oque o mundo deu à ele. Saboreei a fase do lançamento...do auge e agora tô feliz vendo um Rei em seu trono, mais dócil as vezes, gentil (comparando com o auge por exemplo) e muito...muito bom sim. Porque fora tudo o que de místico cerca os nomes Guns e AXL, foi um senhor show de Rock. E fala pros caras que dizem que ele "se movimentou pouco" que primeiramente o cara ta ali pra cantar, e que com aquela chuva ali, e poças no palco como vimos. Ele é um guerreiro de continuar cantando pra gente, ainda queriam que ficasse correndo pra lá e pra cá pulando ? Nem que tivesse 20 anos ainda e sapatos anti-derrapantes. GUNS 'N Roses ... ETERNO !!!

    ResponderExcluir
  17. Impossível não fazer um comentário depois do post do Douglas. Se meu texto ficou faltando alfuma coisa, vcs completem-se com o post acima. E estará tudo abordado.

    ResponderExcluir
  18. Valeu o respaldo man !!! Como disse. Agora sei que não vi o show sozinho. Mais alguém viu o mesmo show que eu. Massa. Abração e parabéns pelo blog man !!!

    ResponderExcluir
  19. Renan e Douglas, foi exatamente o que senti naquele show! Quanta generosidade no palco...e o publico realmente o colocou o colo. A chuva atrapalhou, falo por mim, que não conseguia quase me movimentar debaixo daquela capa e com os pés submersos numa poça. E é claro que percebi a lentidão no ritmo, principalmente em Paradise City, mas contemplo cada mudança no Axl e fiquei muito, muito feliz em vê-lo ao vivo novamente!
    Parabéns pelo post!
    Lívia.

    ResponderExcluir
  20. nao vi o show, por isso nao posso dar minha opiniao. Axl sempre foi um cara controverso, para quem tenho muito mais não do que sim... mas sweet child o mine é uma puta musica, isso é inegável.

    ResponderExcluir
  21. Sabe de uma coisa? Eu estava tentando encontrar palavras para descrever aquele momento do meu domingo. Parece que pensei, você leu, organizou e escreveu.
    Valeu cada minuto de água e vento frio. Viveria tudo outra vez e muito mais, se necessário.
    Alguns dias passaram e mesmo assim ainda me pego quase sempre lembrando.
    Maravilhoso, mito, lenda, vontade e verdade.
    Esperei 20 anos para conseguir estar próxima e assistir um show do Guns. Realmente, só quem estava ali, perto, principalmente, pra sentir a energia do Axl, a magia que tem, independente de idade e/ou vigor.
    Saí de lá mais apaixonada do que já era e com o devido respeito. Ele merece, mesmo!
    Foi um dia MUITO feliz, surpreendente, forte e leve.
    Sabia que não era apaixonada todos esses anos em vão.
    As críticas destrutivas comendo soltas... Pergunte o nome de quem critica... Você já ouviu falar? Pois bem, é assim que funciona. Faça história, seja talentoso, embale milhares de pessoas com suas canções, arrepie, faça pular, faça sorrir, faça chorar... Fique velho, não tenha a mesma potência vocal... Pronto, é o suficiente. O problema das pessoas é exatamente esse, elas SEMPRE estão menosprezando as outras, a fim de saírem por cima de alguma forma.
    Nós, pessoas humildes e que sabem, de fato admirar um ícone, um artista de verdade, sabemos o que é ser feliz, o que é vibrar e ter alguém como exemplo. Logo, evoluímos. Admiração e reconhecimento é evolução.
    Então, que eles fiquem para trás e nós nos elevemos.
    Mandou MUITO bem!

    ResponderExcluir
  22. Comentários ilustres! Valeu Lívia, Gian e Priscila(que esqueceu de assinar).

    ResponderExcluir
  23. Só pra assinalar que o comentário da Lívia (que não assinou) foi demais!

    ResponderExcluir
  24. Mágico, inesquecível, incrível, sensacional, espetacular, posso ficar aqui procurando palavras pra definir, ou melhor, TENTAR definir o quão maravilhoso foi. Gratidão é pouco, Axl, gratidão é pouco, Guns.

    ResponderExcluir
  25. Uma bela forma de compreender tudo aquilo.

    O Axl foi do além mesmo nessa noite.

    ResponderExcluir
  26. Curiosa demais pra ler a próxima coluna!!!
    Beijo e vamos seguir o blog!

    Adriana Gate

    ResponderExcluir