quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O ARCO-ÍRIS NOSSO DE CADA DIA

"Ter feito em lugar de não fazer isso não é vaidade"
Ezra Pound

"Sem que a humildade nos intimide somos a elite das elites"
Arthur Omar (Cep 20000, 1990)


... e derrepente abri os olhos e o cáos se deu por de corpo e voz. Principalmente de voz; ou pela falta de. Tentarei não pegar pesado com os meninos do som da moda: Que se fodam eles! Opa. Desculpem, aqui estou para opinar somente: Que se fodam eles de novo.Disseram que qualquer e vaga iniciativa de arte seria válida. Sim. De arte. Minha televisão, meu rádio meus primos crianças, todos, estão todos em parques de di(versões) coloridos. Usando drogas da mais alta periculosidade. Eis que surgiu o pior dos entorpecentes. Aquele que te amarram na cadeira e fazem entrar na sua vêia ouvidos sem você comprar. Causando alucinações indeléveis. Essa não Essa não Essa não me vicio. E por conscidência irônica e biônica, toca agora na minha sala Rádio Blá, com dois amigos por lá ensandecidos com Lobão e fumaças radioativas. Salve Tavinho Paes, que também assina essa canção e é mais um, que como eu, encontra-se bem distante do arco-íris bunda mole e sonoro. Quando semana passada liguei pro Bruno Duarte, baterista, pra acertar com ele o repertório de um show solo, em que ele tocaria cajon pra mim. E me diz Bruno: "Põe aquela música do Vitor(?) e Léo(?), Borboletas(?), é muito boa". Bem, sem comentários. A certeza do bom gosto das pessoas que me faço rodear, juntando com a capacidade intelectual delas, consola meu medo dessa moda das cores pegar. Gostaria de me alienar como Guilherme Zarvos. Tenho certeza que ele nunca ouviu falar em Restart. Faço parte de um todo e não danço conforme o todo. Uma amiga minha de 19 anos me convidou pra ver Cláudia Leite no Rock In Rio. Cláudia Leite. Eu disse que estava afim de ver Os Roncadores na Rock Street (Evento concomitante com o Rock In Rio, não no Paulco Mundo), do qual tocam meu amigo George Israel, Rodrigo Sha e Gustavo Contreras. Trio de metais. Música instrumental. Ela me disse: "Mas, sem cantor? A Cláudia Leite canta no Palco Mundo! Vamo Renan Vamo Renan Vamo Renan!! Essa última frase ficou ecoando na minha cabeça e me lembrei da primeira vez que usei droga. Foi exatamente assim: Vamo Renan Vamo Renan Vamo Renan. Então entendi porquê Rock In Rio (RIR). E porquê eles tocam no Palco (I)mundo. Eu visto preto. No reveillon, branco. Faço música vermelha. Meu amor é cinza. Meu olho é verde, Minha garganta é roxa. Meu sentimento pelo Fiuk é marrom. Pelo Luan Santana musgo, como catarro. Decidi. Vou bombardiar o show business. O Iraque é Aqui.::


Valeu, pessoas, até a próxima postagem. Renan Rodrigues

36 comentários:

  1. Até que enfim voltaste a postar!!
    Adoreeeeeeeeeeeei a matéria!!!
    Ri muito e admiro demais a forma que vc vê as coisas,
    Beijão!
    Karla Torrentino

    obs: não deixe de postar!

    ResponderExcluir
  2. Mas Vitor e Léo é legal! hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Olha, até concordo. Mas não dá pra pegar tão pesado assim. Tem um negócio legal com música que não precisa ser o cara mais estudado e erudito do mundo pra significar alguma coisa para os outros. A maioria dos músicos de MPB que o pessoal go...sta é desses que fazem músicas com 3 acordes, e boas músicas. Acho ruim só quem se limita a apenas ouvir esse tipo de música, não sabe o que ta perdendo, mas é o que tá aí tocando. Não é a pior música do mundo. Nada demais, mas é preciso um critério pra citicar: é a poesia, a harmonia, modo como ta sendo tocado, o visual dos caras. Se você colocar como parâmetro o Tom Jobim, quase todo resto da MPB é uma merda. Tem que ver direito aonde esse bombardeio está indo. E sinceramente, o show da Claudia Leite é extremamente divertido, vai que você vai gostar. Mas isso não é papo pra FB, e sim pra uma mesa de bar

    ResponderExcluir
  4. Guilherme,assunto pra mesa de bar, concordo, continuaremos com isso em janeiro, quando vc voltar de Portugal. Porém, Além de Tom Jobim tem Chico, João Bosco, Djavan, Caetano, e o pops de 3 acordes q vc diz são bons. O problema não são as bandas novas fazerem músicas de 3 acordes (isso até eu faço às vezes), o problema é o conteúdo q eles apresentam.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. NA MINHA MÚSICA TEM COR - AÇÃO! E BATE FORTE O ROCK 'N ROLL! PULSA A VEIA ONDE O SANGUE NEM SEMPRE É VERMELHO, MAS É ROCK SEMPRE.
    NA MINHA MÚSICA PODE SER PINK, EMOÇÃO ROXA, ENERGIA PRATA, MAS INVISÍVEIS. IN - VISÍVEIS. VISTAS AOS QUE VEEM ESSE MUNDO ALUCINANTE DE MÚSICA QUE ALUCINA.
    E CLAUDIA LEITTE SIM, MAS PODE POR OVOMALTINE?

    LINDO TEXTO RENAN.

    ResponderExcluir
  7. PEGAR PESADO...
    COR...
    MÚSICA...
    SENSIBILIDADE...
    ROCK 'N ROLL...
    VEIA....
    ENERGIA....
    NADA A VER?
    NA MINHA MÚSICA TEM SIM, TUDO A VER.
    MINHA MÚSICA A COR PEGA PESADO SIM, MAS NA MINH'ALMA. POR FORA? CADA HORA A COR É UMA!

    ResponderExcluir
  8. NA MINHA MÚSICA A COR É A DA SENSIBILIDADE. A DO ARREPIO. A QUE LEVA A MUNDO INIMAGINÁVEIS.
    A DROGA MAIS PESADA! NUNCA ANTES EXPERIMENTADA! ALUCINANTE! DE TODAS AS CORES!
    A MINHA MÚSICA DESNUDA A ALMA! PEGA PESADO SIM, E MUITO!
    NADA DE BALADINHA CAFÉ COM "LEITTE". ADORO A CLÁUDIA LEITTE, MAS PRA UM DIA ONDE O ARREPIO É INVISÍVEL. IN- VISÍVEL. NO (I)MUNDO DA MÚSICA, COMO VC DISSE, RENAN, ONDE NÃO NECESSITO DE MUNDO NENHUM E ACEITO QUALQUER UM.
    ONDE NO MEU PALCO MUNDO TOCA QUALQUER COISA. SIM, TEM DIAS ASSIM.

    ResponderExcluir
  9. NA MINHA MÚSICA TEM COR - AÇÃO! E BATE FORTE O ROCK 'N ROLL! PULSA A VEIA ONDE O SANGUE NEM SEMPRE É VERMELHO, MAS É ROCK SEMPRE.
    NA MINHA MÚSICA PODE SER PINK, EMOÇÃO ROXA, ENERGIA PRATA, MAS INVISÍVEIS. IN - VISÍVEIS. VISTAS AOS QUE VEEM ESSE MUNDO ALUCINANTE DE MÚSICA QUE ALUCINA.
    E CLAUDIA LEITTE SIM, MAS PODE POR OVOMALTINE?

    ResponderExcluir
  10. LINDO TEXTO RENAN.
    PARABÉNS SR MÚSICA, SR ROCK.
    BEIJO E VIVA O ROCK 'N ROLL. COLORIDO OU NÃO. MAS DEPENDE DE COMO VEMOS AS CORES.
    (DESCULPE O TAMANHO, MAS NÃO SEI AINDA ESCREVER POUCO. KKKK)

    ResponderExcluir
  11. DELETA OS DOIS PRIMEIROS... SENÃO VC NÃO ENTENDE NADA!! BJO

    ResponderExcluir
  12. hahaha! Eu entendi sim. Muito bom, tava me divertindo lendo!! beijão.

    ResponderExcluir
  13. Mto legal Renan, vou compartilhar teu Blog!

    ResponderExcluir
  14. Renan

    Que delícia poder ler algo que me identificasse tanto da primeira a última frase.
    Onde foi que chegamos?
    Se fazemos parte de um país de tantos talentos ralando muiiito pra se fazer ouvir, TALENTOS DE VERDADE, no sentido literal da palavra,eu pergunto; quem foi que propagou este monte de merda 'sonora' que estamos sendo obrigados a enfiar goela adentro; melhor dizer ouvidos adentro???
    Quem foram os responsável por permitir que tanta incompetência, falta de tudo inclusive noção, se fizessem populares e chamados "cantores/músicos"???
    Chega ser ofensivo à classe.
    É mais ou menos como para atores e atrizes do peso de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Ney Latorraca, Laura Cardoso, ouvir ser classificada como atriz global "Maria Melillo" (ex BBB) que não decora nem uma frase que dirá um texto, e interpretá-lo...
    Ta tudo muito errado e fora do lugar!
    Sucesso sempre pra você lindo!

    Dedete Simões

    ResponderExcluir
  15. Vle, Dedete! tb curti demais teu comentário! os comentários estão como se fossem bônus do texto! parabéns!

    ResponderExcluir
  16. ...E me desculpem quem acha que não é necessário entender, saber, e TER o esquecido TALENTO pra fazer jus, MERECER de fato ser considerado quer seja cantor, músico, ator, atriz, bailarina, arquiteto, cozinheiro.
    ADO ADO ADO...cada um no seu quadrado.
    hahahahah

    ResponderExcluir
  17. Totalmente ácido e lúcido como merece o tema.
    Nesse universo que mistura talento de alguns poucos com a mediocridade e pressão da mídia da maioria, só nos resta ter bom senso de optar pela qualidade e saber escolher entre rock street e palco mundo ...
    abraços,

    Benja

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Seu texto esta com uma visão pobre, faltando bons argumentos.
    Seu texto tem coerência e sentido, mas falta uma projeção melhor. O uso de palavrão é bem desnecessário em alguns momentos e o final muito clichê reforçando a tese de pouca visão argumentativa.

    ResponderExcluir
  20. O problema nao e a cor ou a musica e nem a claudia e nem o leite sem açúcar e sem chocolate... o problema esta no nome utilizado para promover o produto, se e Rock n Rio entao tem que ser "Rock" e nao "Axe"!! Bandas coloridas sempre existiram e fazem parte da nossa cultura popular desde menudos, back street boys, domino, new kids on the block, etc... Sinceramente nao tenho nenhum problema com isso, agora chamar de Rock e explorar isso comercialmente e que pra nos fas de Rock chega a ser praticamente uma blasfemia, uma ofensa religiosa, um pecado dos mais graves e dantescos!! Se a banda e Pop entao nao chama de "Rock" chama de "Pop" ate porque pra um pais que ja teve barao, titans, paralamas, legião e tantos outros genios do estilo, colocar essa galera no mesmo saco e muita falta de educação!! Parabéns pela sua sinceridade e coragem em abordar temas tao polêmicos Renan!!! E principalmente parabéns por ter personalidade e nao ser levado pela onda!! Keep on Rocking!! =)

    ResponderExcluir
  21. Muito bom seu comentário, lamentável que vc não tenha assinado. Gostaria de conhecê-lo. Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Adorei o texto, Renan! Ácido! Sempre brincando com as palavras... Que ótimo que a música, assim como muita coisa na vida, caminha em ciclos! Diziam que a minha década - 80 - tinha sido meio perdida, musicalmente, falando... Mas sabemos que existem bons grupos dessa época. A questão é: qd é música rica, fica. E essa modinhas aê, logo passam! Viva a música de qualidade! E sem rótulos! ;)

    ResponderExcluir
  23. Hahaha Somos FaceFriends a menos de 30 minutos e já te admiro rapaz!
    Eu acho intragável quererem enfiar "Luan Santana" e cia (quem nem sei os nomes) guela abaixo. Dizer que não curte Claudia Leite e Ivete Sangalo é quase crime.
    Até meu filho de 10 anos questionou o que certas bandas estarão fazendo na 'cidade do rock'. Bem... eu não soube responder...
    "E o AC/DC mamãe?" rsss
    Falando em cores... o Rock In Rio será "azul bebê" com bandas "rosa algodão doce".
    Seu texto foi amarelo, "amarelo marca texto", destacando que ainda há bom senso e qualidade nos acordes da alma...
    PARABÉNS!
    Cris Pavan

    ResponderExcluir
  24. "E o AC/DC mamãe?" rsss

    E eu, virei fã do seu filho!!

    Vlw, Cris!!! Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  25. Renan
    Seu texto diz muito, muito mesmo. A forma poética e ao mesmo tempo direta com que vc escreve realmente me encanta. Quanto ao conteúdo, não poderia ser mais pertinente e correto. Infelizmente estamos vivendo um momento em que há uma crise na identidade dos significados. As pessoas não sabem mais diferenciar o simples do fácil. O simples pode ser belo e criativo, o fácil é preguicoso, não curte desafios- O simples pode ser um desafio para os mais eruditos e isso também é bonito, isso é o que faz a arte evoluir, a constante troca entre o simples e o erudito, ambos não sendo fáceis. O fácil simplesmente "entra e desce", vc não precisa pensar, questionar, polemizar, "é tudo diversão" e diversão tem que ser fácil. Por quê? Porque a cultura do fácil, do enlatado, do rápido, acabou por contaminar nossa geracão que tem preguica de pensar, que não quer pesquisar, questionar ou comparar, eles só querem o "divertido". Cores, sabores, beleza, profundidade, razão, tudo isso está perdendo o significado real. Só espero que os significados não mudem, que a linnha do tempo desta nova hora não crie uma total separacão entre o que sempre foi e o que agora está sendo. Torcamos para o que está sendo passe e nunca se torne.
    Um beijo enorme e continue escrevendo e compartilhando o link comigo.
    Maila
    p.s. desculpe a falta da cedilha, mas aqui na Finlândia fica complicado achar um teclado que a tenha...

    ResponderExcluir
  26. FALA GRANDE POETA, INFELIZMENTE HOJE ESSA MÍDIA PODRE QUE AI ESTA NOS COLOCA ASSIM TOTALMENTE SEM RUMO, REFÉNS DE TUDO DE PODRE QUE A REDE BOBO, ENTRE OUTRAS QUE APARECEM POR AI PARA NOS COLONIZAR AO RIDÍCULO DE VER E OUVIR BANDAS COMO
    MUITAS QUE SABEMOS QUE AI ESTÃO , E AINDA ME FALAM QUE ISSO AI É ROCK IN ROLL, OU ROCK IN RIO, PODE PARAR, PODE PARAR, PARA QUÉM CONHECEU A RÁDIO FLUMINENSE " A MALDITA" SABE DO QUE EU ESTOU FALANDO, ESTAMOS DE LUTO DESDA SUA FALÊNCIA, SEM A MALDIDA O ROCK ESTA ATÉ HOJE TOTALMENTE DE LUTO, LÁ TINHAMOS POETAS EM SUAS PRIMEIRAS LINHAS, COMO RENATO RUSSO, CAZUZA,SE EU FOSSE FICAR AQUI FALANDO NÃO ACABARIA HOJE, POIS VOU SER DIRETO A BURGUESIA FEDE" VALEU CAZUZA" ABRAÇÃO RENAN, GRANDE POETA PARABÉNS PELA POSTAGEM. FUI

    ResponderExcluir
  27. Nobre Maurício! Entendedor nato de Rock n`roll!!

    ResponderExcluir
  28. Tem gente idiota que tá postando, que não sabe e nem nunca ouviu falar em Escrita pós-pós-moderna. Pros sabichões que estão falando do texto (literal e gramaticalmente falando), saibam que escrevo linguagem pós-moderna, e esse tipo de linguagem a pontuação é assim, sem parágrafos e frases curtas com pontos.

    ResponderExcluir
  29. SENSACIONAL!!! Sem palavras pro texto. CONTAGIANTE, muito bem escrito! Adorei!!
    Sueli Capot

    ResponderExcluir
  30. Renan, faz uma resenha sobre os shows do Rock in rio. Eu iria adorar, beijo.
    Paty

    ResponderExcluir
  31. Vou falar sobre os shows do Rock In Rio na próxima postagem, Paty!!
    Beijo pra vc.

    ResponderExcluir